top of page

Retrospectiva Coepsi 2018.1!

  • COEPSI - UniFanor Wyden
  • 22 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

O Coepsi tornou-se bastante ativo no semestre de 2018.1 indo além de sua atuação durante as Semanas de Psicologias e os Simpósios Científico-Culturais. Foram mais de quinze eventos, programações culturais e de autocuidado realizados e apoiados pelo Coletivo ao longo do semestre.

No dia 08 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Coepsi realizou uma campanha chamada de "#MeuNomeNãoÉ" com apoio da professora Ma. Olívia do Vale em parceria com os projetos de extensão "Máquina do Tempo" supervisionado pela professora Ma. Camila Leite do curso de Comunicação e do "Pode Entrar", vinculado ao setor CASA e supervisionado naquele momento pela professora Ma. Diva Barreto do curso de Psicologia.

A ideia vem da série da Netflix She's Gotta Have It (Ela Quer Tudo) de Spike Lee, que foca na história de Nola Darling (DeWanda Wise), uma artista negra que vive no Brooklyn, EUA, adepta do poliamor e pansexual que tem três namorados e tenta consiliar sua profissão, vida financeira, amizades e vida sexual. A série começou a ser divulgada ainda em 2017 quando notícias sobre assédios sexuais começaram a circular nas mídias, a série dialoga e mostra as diferentes formas de liberdade, personalidade, estética, artística e sexual. Nola é um dos espectros de feminilidade que está em busca de fazer e ser o que deseja em sua vida particular e privada, além de estimar ter a plena liberdade de andar segura nas ruas sem ser explicitamente assediada.

Foi realizado também o 1º Ciclo de Debates Sobre Questões LGBTQ+ do UniFanor | Wyden. O evento aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a LGBTQfobia com o tema "A importância do diálogo interdisciplinar e o compromisso ético-político com as diversidades sexuais e de gênero" Em quatro dias de evento houveram sete mesas-redondas, cinco atrações culturais e duas oficinas. As mais de 300 pessoas que estiveram no evento puderam prestigiar a fala de vivências e visões de mais de 20 palestrantes lésbicas, gays, bissexuais, transexuais binários e não binários, travestis, pansexuais e heterosexuais, tornando-se um evento LGBTQIAP+ totalmente inclusivo e respeitando os lugares de fala de todas as pessoas.

O evento foi destaque em meios de comunicação e jornais da Grande Fortaleza como: O Estado, Ceará é Notícia e no site do UniFanor | Wyden. Com um alcance de mais de 6.300 pessoas somente no Instagram, o evento foi alvo de elogios por parte dos/as avaliadores/as do MEC na visita ao novo campus Bezerra de Menezes ao perceber que o curso de Psicologia do Unifanor | Wyden abre espaço para discussões importantíssimas como sexualidade e gêneros, temas que ainda hoje, infelizmente, não é muito debatido.

Confira abaixo alguma das fotos do Ciclo.

Buscando ajudar na saúde psíquica dos estudantes, o Coepsi realizou algumas atividades de autocuidado durante o semestre como: automassagem, yoga, aurículoacupuntura e reiki, proporcionando momentos de relaxamento e diminuição do estresse cotidiano e acadêmico. Contamos com professores, professoras e especialistas das práticas como Mariana Nogueira, Fabrício Freire, Lourdes Sousa e Taynná Alencar.

Vale lembrar que algumas vezes o Coepsi é responsável pela realização dos eventos Pex que ocorrem durante o semestre, como foi o caso da mesa-redonda "Saúde mental e atenção psicossocial: estamos retornando aos manicômios?", ao qual foi realizada em referência ao atual contexto de desmonte da política de atenção psicossocial e à guinada da política de drogas a modelos centrados em abstinência e isolamento. Confere abaixo a foto de alguns membros do Coepsi com as/os palestrantes.

Esperamos que 2018.2 seja tão grandioso quanto foi 2018.1, estamos planejando diversas atividades sobretudo no nosso VI Simpósio Científico-Cultural de Estudos e Práticas em Psicologia e na VIII Semana de Psicologia. Um ótimo semestre a você!

留言


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

©2018 por Coepsi.

bottom of page